domingo, 16 de agosto de 2009

O que faz um cliente insatisfeito!!!

É fato que a concorrência tem se mostrado cada vez mais acirrada e as empresas estão a cada dia mais mergulhada em um oceano vermelho, resultado de intensas e sangrentas batalhas de Marketing, ações publicitárias milionárias e muita história bonita pra tentar o tão sonhado "encantamento" do cliente consumidor. Mas será que isso é fácil??

Os consumidores estão cada vez mais exigentes e criteriosos na hora de avaliar a relação "custo x benefício" prometida pelos fabricantes dos produtos e serviços oferecidos no mercado e, se não bastasse, estão se mostrando cada vez mais ativos na hora de protestar contra os produtos, fabricantes, montadores e prestadores de serviços.

De que vale tanta propaganda, tanta promessa, tanto esforço se há mais críticas do que elogios? quem nunca viu as manifestações de revolta dos proprietários de automóveis como o VW - Fox ou o FIAT - Idea???



e agora o mais recente, uma dublagem revoltada do comercial das motos DAFRA, onde um cliente muito insatisfeito com a qualidade das motos, comprometimento da fábrica e falta de peças resolve expor seu vídeo modificando o texto do ator Wagner Moura pelo seu indignado protesto.



Bom, de uma coisa eu sei, o consumidor não é burro. O filme original é muito bom. Na visão publicitária, tem o tom certo no apelo emocional que o produto precisa para se vender, ou seja, o pessoal da propaganda e do marketing fizeram a lição de casa. Mas brasileiro dificilmente elogia abertamente uma marca, mas quando é para reclamar, faz muito bem feito. O comercial criado para criticar a marca acabou ficando melhor do que o original.

Em tempos onde as mídias sociais digitais como Twitter, Blogs pessoais, Orkut, You Tube, Facebook, etc. estão em alta, as empresas devem tomar cada vez mais cuidados com a qualidade de seus produtos e serviços (principalmente qualidade no atendimento, comprometimento com o cliente e transparencia) para evitar comprometer seu mais valioso ativo, a sua
marca! pois ao contrário do que pensam, o consumidor é provido de inteligência e canais de comunicação.

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